Em mais de uma década de atuação, a Relata já desenvolveu dezenas de projetos de comunicação e sustentabilidade, para clientes de diferentes portes e setores. A seguir, destacamos alguns:

– ENGIE Brasil Energia a Companhia contrata a Relata desde 2009 para participar da produção de seus Relatórios de Sustentabilidade, nos quais contribuiu, até 2015, com revisão e edição de textos, além da revisão de indicadores GRI. No ciclo de 2017, o trabalho da Relata se estendeu à consultoria GRI (definição e coleta de indicadores); produção e edição de textos, revisão gramatical e ortográfica e revisão do conteúdo diagramado. Veja o resultado aqui.

– Portonave – Terminal Portuário de Navegantes S/A – atuando em um setor altamente competitivo, a Portonave estabeleceu parceria com a Relata para a produção de seus Relatórios de Sustentabilidade dos anos de 2010, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016. As atividades desenvolvidas também incluíam o escopo completo, do engajamento de stakeholders à publicação – nesse caso, sem verificação externa. Como reconhecimento à qualidade dos relatórios gerados e à conformidade com as diretrizes da GRI, a Portonave foi convidada, em 2015, a participar de um Grupo de Trabalho internacional, formado por importantes players do setor portuário global, para discussão de diretrizes de reporte setoriais. Os relatórios gerados pela Relata podem ser acessados nos links a seguir:  2016; 2015; 2014; 2013.

– Paranapanema – apoiamos a maior produtora de cobre do Brasil na produção de seu Relatório Susentabilidade 2017, com escopo completo:  consultoria GRI, redação e edição de textos, projeto gráfico e publicação. O resultado pode ser conferido aqui.

– Triunfo Participações e Investimentos – grupo empresarial formado por mais de uma dezena de empresas, localizadas em diferentes regiões do país. A Relata produziu o Relatório de Sustentabilidade da Companhia nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017.  Em todas essas edições, o escopo do trabalho incluiu o engajamento de stakeholders – por meio de painéis de engajamento e também de entrevistas estruturadas com públicos de interesse –, elaboração da matriz de materialidade, coleta de indicadores e evidências, produção e edição de textos, design gráfico (projeto gráfico e diagramação), programação web e apoio ao processo de verificação externa (asseguração). O resultado desses trabalhos pode ser conferido no site da Companhia.

– Aeroportos Brasil Viracopos – A concessionária do Aeroporto de Campinas (SP) publicou seu primeiro Relatório GRI em 2017 (referente a 2016), após dois anos de preparação com o apoio da Relata. Atuamos em consultoria para formação do Comitê de Sustentabilidade, realização de engajamento de stakeholders (painéis multistakeholders), matriz de relevância, seleção de indicadores e produção editorial e gráfica. A publicação pode ser acessada aqui.

– Sicoob SC/RS – A Central de Cooperativas de Crédito filiadas ao Sistema Siccob em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul conta com o apoio da Relata para a produção de Relatórios Anuais desde 2011. Em 2016, depois de um intenso período de preparação, a instituição lançou seu primeiro Relatório GRI, que teve produção editorial e gráfica da Relata. Veja aqui.